Boca:
É um ourificio que se localiza na cabeça, parte frontal, central e inferior. A boca é constituida por:
-Parte superior- abóbada palatina e maxilar superior
-Parte inferior- língua e maxilar inferior
-Parte inferior- língua e maxilar inferior
-Parte posterior- veu do paladar (úvula
-Parte anterior- lábios
-Parte lateral- bochechas
Glângulas salivares:
-Parótidas- não tem forma, estão junto aos ouvidos
-Sub-maxilares- Estão debaixo da língua, na parte posterior
-Sub-linguares- Estão debaixo da língua na parte anterior, tem forma de sacos e produzem a saliva.
Faringe:
Localiza-se na cabeça, asseguir á boca, é constituida pela ipiglote, é limitado em baixo pelo exófago. É um ourifício.
Exófago:
Está na cavidade toráxica, inferiormente é limitado pelo estômago e superiormente pela faringe. Está atrás da traqueia. Apartir do exófago (incluindo) os orgão do sis. digestivo tem todos paredes muscoladas, para realizarem os movimentos peristálticos. Tem a forma de tubo, com 15 a 20 cm.
Estomâgo:
Está na cavidade abdominal, tem a forma de "J", é um saco com capacidade de 1,5L. É o 1º orgão do sis. digestivo na cavidade abdominal, está na parte central, inclinado para o lado direito. Limitado em cima pelo exófago e em baixo pelo intestino delgado. É revestido por paredes muscoladas. Os alimentos ficam no estômago cerca de 3 horas. O estômago tem mucosas que segregam o muco, tem também glÂndulas gástricas que produzem o suco gástrico. O estômago tem 2 esficteres, o de cima chama-se esficter cárdio e o ourificio chama-se cárdia (devido a estarem perto do coração). O de baixo chama-se esficter pilórico e o ourificio chama-se piloro.
Intestino Delgado:
É limitado em cima pelo estômago e em baixo pelo int. grosso. Está na cavidade abdominal. Tem cerca de 7,5 m de comprimento e 2,5cm de diâmetro. Tem uma primeira parte com 25 cm a que chama-mos Duoderno, o restante é o jejuno-íleo.
Internamente o int. delgado é constituido por paredes muscoladas, que por cima são revestidas por válvulas coniventes, que por sua vez são revestidas por vilosidades intestinais, onde se cituam as glândulas intestinais.
A vilosidade intestinal é composta pelo canal quilífero, para onde vão os lípidos e as vitaminas lipossolúveis e pelos capilares, para onde vão os aminoácidos, os monossacarídeos, os sais minerais, a água e as vitaminas hidrossolúveis.
Intestino Grosso:
O int. grosso tem cerca de 1,5 m de comprimento e 5 cm de diâmetro. É revestido por paredes muscoladas e tem 4 cólons: Cólon ascendente, cólon transverso, cólon descendente e cólon sigmoide. O int. delgado liga-se ao int.grosso, através da válvula íleo-secal, que vai dar ao ceco ou cego, onde se situa o apêndice.
Recto:
Encontra-se na cavidade abdominal, na parte inferior e posterior, limitado em cima pelo int. grosso e em baixo pelo ânus. é um tubo com 10 a 12 cm.
Ânus:
O ânus tem 2 esficteres, chamados esficteres anais. É um ourificio, localiza-se na cavidade abdominal, parte inferior e posterior. É limitado em cima pelo recto e em baixo por nada.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.